terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Carta de Cabaceiras

Como sistematização do que foi discutido e proposto durante as oficinas do III Festival da Juventude Paraibana, foi elaborada a Carta de Cabaceiras, documento endereçado ao Poder Pública buscando fortalecer um diálogo deste com a sociedade civil, em específico os jovens.


Segue o texto da Carta de Cabaceiras:


CARTA DE CABACEIRAS

Aproveitado o contexto sociopolítico em que as juventudes se mostram como protagonistas das principais decisões de caráter social, no período de 12 a 15 de dezembro de 2013 foi realizado na cidade de Cabaceiras/PB o III Festival da Juventude Paraibana, uma ação educativa com ênfase cultural, mobilizadora, política e de economia solidária, das diversas expressões juvenis do estado da Paraíba que traz como tema: Empoderamento juvenil no campo e na cidade, com intuito de discutirmos nossas demandas dentro de quatro eixos: Participação Política, Políticas Públicas, Diversidade Cultural e Identidades Juvenis.  Realizado pela Rede de Jovens do Nordeste, Prefeitura Municipal de Cabaceiras e o Governo do Estado da Paraíba, o referido evento reuniu aproximadamente 500 jovens oriundos de municípios paraibanos. 

Na ocasião do evento foram discutidas:

Participação Política dentro dos sub eixos Juventude e Participação, Articulações em Rede, Conselhos de Juventude, além de Mídia e Participação Política, nos quais foram debatidos empoderamento juvenil nos espaços: escolares (criação e fortalecimento de grêmios estudantis), de decisão governamental (orçamento democrático), municipais (secretarias de juventude e formação de conselhos) a fim de viabilizar políticas públicas voltadas para a efetivação dos direitos da juventude do estado; incentivo às discussões acerca do Marco Regulatório da Comunicação como estratégia de democratização da mídia, contemplada pelos seguintes pontos: programação feita para, com e pelo público, fiscalização das concessões públicas de rádio e TV, acesso efetivo às telecomunicações e inclusão digital, além de efetivação da participação política através do rompimento da impermeabilidade dos órgãos de poder público.

Políticas Públicas nos sub eixos Economia Solidária e Participação Juvenil, Juventude Negra Quer Viver, Dialogando Experiências de Políticas Públicas de Juventude, Educação no Campo e Mobilidade Humana tendo como propostas a ampliação do Ensino Médio e universidade no campo e educação contextualizada e de alternância para o fortalecimento da educação.

Diversidade Cultural no qual tem-se os seguintes sub eixos: Teatro do Oprimido, Cordel, Flash Mob, e Sementes da Paixão no processo de empoderamento juvenil. Evidenciando a importância da alimentação saudável livre de transgênicos e agrotóxicos, valorizando a produção local de base agroecológica. A atividade também identificou um espaço onde a juventude propõe que a sociedade juntamente ao poder público debatam os preconceitos nela existentes.

Identidades Juvenis com os sub eixos Gênero e Diversidades Juvenis, Etnia Raça e Racismo, Diversidade Religiosa e Conversando sobre Saúde com Jovens: Redução de Danos e Inclusão da Juventude com Deficiência. Com discussões acerca do respeito às diversas orientações religiosas e ideológicas da juventude.

Diante dos anseios e preocupações levantadas pelas juventudes durante o festival percebe-se a importância de socializar com o governo e a sociedade civil nossas propostas para a construção e fortalecimento de políticas públicas voltadas para a juventude paraibana do campo e da cidade.


Atenciosamente,

Jovens participantes do III Festival da Juventude Paraibana





Cabaceiras (PB), 15 de dezembro de 2013








Nenhum comentário:

Postar um comentário