Rede de Jovens do Nordeste



QUEM SOMOS?
A Rede de Jovens do Nordeste é uma articulação que trabalha no fortalecimento de grupos, organizações, entidades e movimentos juvenis. Estamos presentes em todos os nove estados do nordeste brasileiro (Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão) e contamos com a participação direta de mais de trezentas organizações que militam pelos direitos da juventude. Surgida em 1998, sempre tivemos como principal ideal fortalecer o exercício do portagonismo juvenil dentro das lutas sociais compreendendo que "REDE" é um espaço de troca de experiências, debates, e proposições de políticas públicas para este segmento, de contrução do fazer formativo que supera as dimensões de bairro, cidade ou estado, além da busca da indentidade da juventude nordestina.


NOSSO OBJETIVO
- Potencializar as ações das organizações, movimentos, institutos, pastorais, ONG's e entidades de juventude;
- Ser um espaço plural, apartidário e de partilha de vivências e experiências de jovens e com jovens;
- Promover espaços de formação e qualificação da intervenção juvenil; e
- Formular, propor e fomentar políticas públicas para a juventude e intervir no processo de construção, monitoramento e avaliação das mesmas.


NOSSA LINHA DE ATUAÇÂO É...
- Articulação
- Mobilização
- Organização
- Formação
- Intervenção
No âmbito estadual são formados os núcleos ou coletivos estaduais com diferentes formas organizcionais e, em articulação e organização regional, um Coletivo Regional que se reúne periódicamente com @s representantes dos estados.


O QUE DISCUTIMOS?
# Participação Juvenil;
# Políticas Públicas de Juventude;
# Gênero, Sexualidade e Afetividade;
# Orçamento Participativo;
# Conselhos, Órgãos Deliberativos e Executivos de Juventude;
# Educação Política e Voto Consciente;
# Geração de emprego e renda;
# Jovens em conflito com a lei;
# Educação popular;
# Meio Ambiente;
# Direitos Humanos; e
# Diversidade sexual.


O CONJUV
E para garantir que nossas discussões se efetivem participamos doConselho Nacional da Juventude-CONJUV. Esse Conselho pensa nasPolíticas Públicas para a Juventude-PPJ, porém o mesmo não tem poder deliberativo, ou seja, o governo apenas consulta o mesmo e caso não queira garantir o que esse propõe, não tem problema nenhum pro governo. O CONJUV é formado por sessenta conselheir@s, sendo quarenta da "sociedade civil" e vinte do poder público.


CAMPANHA DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICA 
Temos como principal atividade a Campanha de Participação Políticaque está chegando a sua quarta edição. Essa campanha vem para trazer para a roda de diálogos da galera a questão da participação no processo eleitoral e no cotidiano da execussão dos mandatos de cada representante público. Respondendo questionamentos do tipo: Como votar? Por que votar? Em quem votar? e por aí vai.